DIA DO PLANETA TERRA
No dia 22 de abril comemora-se o dia do Planeta Terra, iniciativa que pretende despertar a consciência na população de todo o mundo sobre maneiras de colaborar na preservação do meio ambiente através de simples medidas cotidianas.
O problema é que grande parte dos 510,3 milhões de m² do planeta Terra está sendo destruídos por nós, humanos, que somos inconseqüentes no proveito do meio ambiente. As florestas estão cada vez mais desmatadas, os rios mais poluídos, o ar mais carregado, o céu mais acinzentado. Como conseqüência disso tudo, vem o aquecimento global, que por sua vez derrete as geleiras, faz com que o nível do mar aumente, ameaça biosfera e contribui para a proliferação de doenças. Muito esgoto é lançado in natura nas águas, muito lixo é jogado nas ruas e a reciclagem ainda é uma palavra conhecida por poucos.
Para amenizar este problema cada um tem que fazer a sua parte. No município de Arroio Grande comemora-se o DIA DO PLANETA TERRA no dia 20 de abril, com uma atividade conjunta : Instituto Aimone, GEAN, Rotary Club, Prefeitura Municipal , Escola Monteiro Lobato, Escolas Municipais e Estaduais realizam uma caminhada pela Terra até as margens do arroio Grande e lá realizam –se limpeza do lixo , apresentações artísticas, plantio de árvores nativas, reflexões sobre a importância de conservação do ambiente e homenagem ao grupo GEAN que aniversaria nesta data. Este ano realiza-se, também, uma homenagem ao Professor Jilnei poeta e grande admirador da natureza.
Para manter-se o equilíbrio da Terra é necessário ter consciência do que deve ser feito. Se os recursos naturais, essenciais para a sobrevivência humana forem esgotados, não haverá maneira de repô-los. O pensamento global deve implantar as iniciativas locais e pessoais para que cada um comece a fazer a sua parte.
Jussara Pereira